COMO REGULAR O PONTO DE IGNIÇÃO

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

COMO REGULAR O PONTO DE IGNIÇÃO

Mensagempor fabio luiz martins » Sáb, 20 Nov 2004 4:52 pm

cOMO DEVO PROCEDER PARA REGULAR O PONTO DO MOTOR SEM LAMPADA DE PONTO E COM O MOTOR FUNCIONANDO
[img]://img79.exs.cx/img79/6858/opala.jpg[/img]
fabio luiz martins

Data de registro: Qua, 24 Mar 2004 11:09 pm

Mensagempor Frank » Sáb, 20 Nov 2004 10:11 pm

Tem duas maneiras: A mais comum, e que fica +/-, com um pouco de sorte, voce fica PROXIMO do ponto otimo: é de ouvido.... simplismente deixa o motor funcionando, afroxe o parafuso que prende o distribuidor.... e ai vai girando lentamente o distribuidor, ate achar que ficou bom. No sentido anti-horario adianta o ponto. acelere devagar e verifique se o motor funciona bem nas varias rotacoes. Ai... de uma volta e veja se ficou bom. Outra maneira, essa é mais incomum: Gire a polia do motor ate ficar com a marca de ponto onde voce quer acertar o ponto. Lique o contato (nao funcione o motor). Tire o cabo da bobina da tampa do distribuidor. Aproxime o terminal do cabo da bobina de uma parte metalica do carro. Gire lentamente o distribuidor. A hora que der centelha, +/- ai é o ponto que ve quer. Abraçao, Frank
Caravan ambulancia 81
Frank

Data de registro: Dom, 15 Ago 2004 6:00 pm

Mensagempor fabio luiz martins » Dom, 21 Nov 2004 12:16 pm

obrigado pela ajuda frank
fabio luiz martins

Mensagempor Frank » Qua, 24 Nov 2004 9:54 pm

fabio luiz martins escreveu:obrigado pela ajuda frank
Lembrando que qq uma dessas regulagens sao formas de consequir o ponto aproximado. A segunda é mais precisa. Boa sorte
Caravan ambulancia 81
Frank

como saber???

Mensagempor gustavo.c.rodrigues » Dom, 05 Dez 2004 3:06 pm

"Outra maneira, essa é mais incomum: Gire a polia do motor ate ficar com a marca de ponto onde voce quer acertar o ponto. Lique o contato (nao funcione o motor). Tire o cabo da bobina da tampa do distribuidor. Aproxime o terminal do cabo da bobina de uma parte metalica do carro. Gire lentamente o distribuidor. A hora que der centelha, +/- ai é o ponto que ve quer. " Depois de ler este tópico, fui ver a polia de dois motores, sendo um deles opala e outro de fusca. notei que os dois tem marcas na polia realmente, mas onde é "Gire a polia do motor ate ficar com a marca de ponto onde voce quer acertar o ponto"??? para onde esta marca terá que ficar apontando??? É, pelos posts que já fiz, já notaram que sei o bem básico mesmo. Sou da area de informática na verdade, mas um aficionado por carros, e agora, quero aprender mais para meter a mão e não ficar só vendo os outros fazerem. Algumas regulagens eu já faço, mas tenho bastante a aprender...Valeu
gustavo.c.rodrigues

Data de registro: Dom, 05 Dez 2004 1:49 pm

Re: como saber???

Mensagempor Frank » Ter, 07 Dez 2004 11:25 am

gustavo.c.rodrigues escreveu: Depois de ler este tópico, fui ver a polia de dois motores, sendo um deles opala e outro de fusca. notei que os dois tem marcas na polia realmente, mas onde é "Gire a polia do motor ate ficar com a marca de ponto onde voce quer acertar o ponto"??? para onde esta marca terá que ficar apontando???
Bem, no caso do Opala (o meu pelo menos) tem uma marca em "V" na polia e varias marcações numa capinha proxima a polia: OAB e varios traços intermediarios. "O" significa PMS (ponto morto superior) - seria avanço nenhum "A" - nao tenho certeza, vou verificar e amanha lhe falo. Mas deve ser algo perto de 12° de avanço "B" - tambem vou verificar, deve ser +/- 24° Como isso funciona: Quando a marca em "V" fica alinhada com a indicacao na chapinha, entao o eixo esta com este angulo. No meu manual do proprietario recomenda regular entre 6 e 9 graus. Eu regulei com 18° de avanço, Pois uso alcool no motor a gasolina. no caso do fusca, depende. Alguns tem três marcas na polia. Se nao me engano é PMS; 7.5° e 10°.... mas acho que tem diferenças entre os fuscas. No FORD maverick OHC 2.3. tem escrito na polia os angulos do eixo: 20; 10; PMS; 10; 20 e 30 .... a marca para regulagem de ponto varia de carro para carro. Vou verificar exatamente quanto vale as marcas do Opala. ok ?! abraçao.
Caravan ambulancia 81
Frank

Mensagempor coupe » Ter, 07 Dez 2004 11:39 am

No Fusca com duas marcas, vc deve alinhar à carcaça do motor a 1ª marca no sentido de rotação da polia, solte o distribuidor, atrase e vá adiantando até sair faísca nos platinados, isso com o rotor apontado p/ o cabo do cil. nº1.
"Vc vai pensar que eu nao gosto nem mesmo de mim
É que na minha idade, só a velocidade, anda junto a mim"
Diplo 2p
www.nostalgiahobby.com
coupe

Data de registro: Qua, 07 Jul 2004 1:16 pm

Re: como saber???

Mensagempor Paulo César » Ter, 07 Dez 2004 1:11 pm

Frank escreveu:.... Vou verificar exatamente quanto vale as marcas do Opala. ok ?! abraçao.
cada traço equivale a 2º.
Paulo César

Data de registro: Qua, 17 Mar 2004 12:10 pm

Mensagempor coupe » Ter, 07 Dez 2004 1:34 pm

meu Opala não tem traço nenhum na polia, tem apenas a reguazinha no motor :(
"Vc vai pensar que eu nao gosto nem mesmo de mim
É que na minha idade, só a velocidade, anda junto a mim"
Diplo 2p
www.nostalgiahobby.com
coupe

Data de registro: Qua, 07 Jul 2004 1:16 pm

Mensagempor fabio luiz martins » Ter, 07 Dez 2004 7:10 pm

na polia não e um traço e um pequeno entalhe na borda da polia observe que vc achara
fabio luiz martins

Mensagempor GuiOpaleiro » Qui, 09 Dez 2004 12:09 pm

saudações opaleiras, bom eu sempre regulei o ponto do meu carro da seguinte maneira: de partida e deixe o carro em marcha lenta. depois solte o distribuidor e gire ele ate que vc encontre o ponto de maior giro e maior estabilidade na marcha lenta, depois aperte e experimente. vai por mim que dá!!!! abraçosssss!!! :lol: :lol:
GuiOpaleiro
Moderador

Data de registro: Qua, 27 Out 2004 12:48 pm

Mensagempor Paulo César » Qui, 09 Dez 2004 2:18 pm

coupe escreveu:meu Opala não tem traço nenhum na polia, tem apenas a reguazinha no motor :(
se vc procurar bem vai achar um traço (ou um ponto) na polia....e cada traço na régua equivale a 2º...gire o motor devagar (na mâo) e preste atenção. Flw Paulo
Paulo César

Data de registro: Qua, 17 Mar 2004 12:10 pm

Mensagempor gustavo.c.rodrigues » Qui, 09 Dez 2004 3:35 pm

eu sempre fiz como o "guiOplaleiro", deixando o motor ligado, quente, para achar o ponto do motor, dá um pouco de trabalho, mas sempre ficou bom. ocorre que no motor que estou mexendco hoje, dois colegas removeram o distribuidor e colocaram outro, mas não prestaram atenção na posição em que um saiu e o outro entrou, portanto, preciso achar mais ou menos o ponto de ignição, pois o tadinho estava explodindo no escape, então, já viu né, fogo no carbura!!! Já coloquei na posição correta, mas ainda não mexi no motor para tentar achar a posição certa da ignição. as dicas, de todos os colegas estão sendo muito uteis, estão valendo um monte mesmo, agradeço desde já pela força e pela paciência de dividirem seus conhecimento em motores. valeu.
gustavo.c.rodrigues

Data de registro: Dom, 05 Dez 2004 1:49 pm

Mensagempor Frank » Sex, 10 Dez 2004 12:55 pm

gustavo.c.rodrigues escreveu: estava explodindo no escape, então, já viu né, fogo no carbura!!!
Explosao no escape pode ser vazamento no escape (em geral entre coletor e tudo de escape).
Caravan ambulancia 81
Frank

Mensagempor Frank » Sex, 10 Dez 2004 1:00 pm

GuiOpaleiro escreveu:saudações opaleiras, bom eu sempre regulei o ponto do meu carro da seguinte maneira: de partida e deixe o carro em marcha lenta. depois solte o distribuidor e gire ele ate que vc encontre o ponto de maior giro e maior estabilidade na marcha lenta, depois aperte e experimente. vai por mim que dá!!!! abraçosssss!!! :lol: :lol:
Esta maneira funciona, mas em geral esta forma de regular fica bom a lenta.... nao necessariamente é o ponto ideal para outros regimes de funcionamento. Experimente fazer a mesma coisa com o motor acelerado.... vai perceber que o ponto é outro.
Caravan ambulancia 81
Frank

Próximo

Retornar para Mecânica geral